5 Características que um Bom Gestor na Loja de Autopeças Deve Ter.
A boa gestão de um negócio reflete positivamente em seus resultados e crescimento. Por isso, nada mais justo do que falarmos um pouco sobre o que um bom gestor precisa para levar sua Loja de Autopeças a outro nível.
Para começarmos é bom destacar que um bom gestor deve ser um líder, no sentido de liderar junto aos seus funcionários, não apenas chefiar dando ordens, mas sim guiar e ajudar em todos os desafios. Pensando em todos os tipos de características que um gestor deve e em todas as ações que deverá tomar em sua carreira, separamos alguns tópicos para serem refletidos.
1 - Resolução de Problemas
É inevitável desvincular o gestor da solução dos problemas da equipe. Um bom gestor deve estar sempre atento ao que ocorre com seus setores, para que possa ajudar nos momentos de decisão. É preciso saber um pouco de tudo, ter interesse pelo que os colaboradores fazem, estar ciente das demandas e ações, tudo para que você possa estar à frente das decisões e ganhar o respeito de sua equipe, oferecendo auxílio e soluções sempre que forem necessárias.
E é sempre bom lembrar que um gestor tem suas demandas predeterminadas e mesmo assim precisa estar apto a atender seus funcionários, sendo polivalente e comandando diversas ações ao mesmo tempo.
2 - Conhecimento e Capacitação
Um bom gestor se atualiza sempre que possível, vai atrás de novas estratégias, tendências de mercado, capacitação em áreas da empresa e todo tipo de estudo que o faça ser melhor em suas ações e nas tomadas de decisão. Estudar é uma prática que nunca tem fim, pelo menos para quem busca sucesso e crescimento constantes.
3 - Relacionamento Interpessoal
Uma boa equipe nasce de um bom relacionamento, quem dá esse tipo de diretriz é o gestor. Nem sempre todos os funcionários serão amigos e companheiros, mas é necessário ter boas técnicas de convivência e conhecer, um a um, todos os colaboradores da sua equipe. Além de despertar confiança, você ainda vai conhecer as habilidades e dificuldades de cada um em sua equipe, isso facilitará sua forma de gerir e demandar tarefas.
4 - Treinamento
Um gestor de uma Loja de Autopeças deve ser um exemplo para seus funcionários. É preciso conhecer os produtos que são vendidos, as funções de cada empregado e o que acontece no setor. Esse tipo de conhecimento leva o gestor a um patamar mais alto, fazendo com que ele tenha seu negócio nas mãos. Por mais que cada pessoa seja responsável por uma área conhecer um pouco de cada uma delas é uma arma poderosa para gerar admiração de seus funcionários.
Falando sobre treinamento é essencial implementar treinamentos aos seus funcionários, que seja (minimamente) para vendedores de balcão, pois eles refletem diretamente a imagem da empresa aos funcionários. Saber sobre as peças e acessórios oferecidos é o mínimo que um bom balconista deve apresentar ao cliente. E o treinamento deve ser oferecido pela empresa, de forma adequada, para que o atendimento siga um padrão de qualidade e impressiona os consumidores, fazendo com que eles retornem à sua loja.
5 - Liderança
É preciso ser firme, estar sempre um passo à frente, ser destemido e confiante e estar sempre motivado e disposto a motivar a sua equipe. Essa é característica mais marcante em um gestor de sucesso.
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