Uma conversa sobre Gestão com Abílio Diniz
Adaptamos uma matéria do Portal Novo Varejo e separamos os pontos mais importantes, dessa palestra enriquecedora de Abílio Diniz, que fala sobre as 4 características de uma empresa vencedora, segundo ele.
O empresário ícone do varejo brasileiro apresentou durante a Apas Show a sua visão do que é uma empresa vencedora. Lições de um dos maiores varejistas deste país.
Se há um consenso no varejo brasileiro, ele se chama Abílio Diniz. O empresário criou a primeira rede profissionalizada do setor no País, o Pão de Açúcar, passou por altos e baixos na vida pessoal e também corporativa. E, quando o mercado achou que ele se aposentaria após a queda de braço com o francês Casino, em 2013, ele surpreendeu todo mundo e voltou com tudo.
Aos 81 anos, presidente dos Conselhos de Administração da Península Participações e da BRF, e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, Diniz mostrou, durante apresentação na Apas Show 2017, que não importam os caminhos que escolheu, ele ainda é um apaixonado pelo varejo e pelo Brasil.
“Sempre fui um apaixonado pelo País, não importa nossas dificuldades. Nasci e cresci aqui e é aqui que pretendo terminar minha vida. Eu me irrito quando as pessoas falam ‘lá fora é melhor, lá fora é no primeiro mundo’”, contou.
Valores e pilares
Sobre sua atuação como empresário, Diniz enfatiza o trabalho duro. “Nunca encontrei moleza na minha vida. Se vocês olharem para a história da minha vida, verão que nunca tive um golpe de sorte, uma grande tacada. Minha vida inteira foi sempre degrau por degrau, sem dar grandes saltos ou pulos”, conta.
Neste caminho, o executivo se valeu de valores e pilares que ele construiu ao longo da sua trajetória e que ele carrega até hoje. “Deixar o GPA, uma empresa que construí, foi algo difícil. Mas pensei no que era o GPA. O verdadeiro GPA são os valores e a cultura – e isso é meu e não vai sair de mim quando sair da empresa. Pensar assim me ajudou a sair de lá”, contou.
“Meus valores são os meus guias, a minha estrada. É a honestidade e ética, humildade, determinação e garra disciplina e equilíbrio emocional. Os meus pilares são os meus apoios”, contou Diniz.
A atividade física, alimentação saudável, o controle do estresse, autoconhecimento, a espiritualidade e fé e o amor formam os pilares do executivo. “Não consigo imaginar uma vida sem amor. Amor por tudo aquilo que temos na vida, por nós mesmos, pelas pequenas coisas, por tudo o que já temos”.
As características de empresas vencedoras
O que torna uma empresa vencedora, na visão de Diniz? O executivo listou quatro pontos fundamentais que transformam qualquer negócio em um negócio vencedor.
1. Propósito
“É ter algo a mais, ter algo além do seu core business, além da sua atividade. A empresa precisa ter um propósito maior que não seja apenas ser uma empresa. Algo que a faça respeitável. Algo que faz com que as pessoas sintam falta dela caso ela desapareça um dia”, explicou.
2. Cultura “É simples. Estou falando de gente. De gente no lugar certo. De pessoas reconhecidas, recompensadas e motivadas”.
3. Gestão “Muito se fala sobre gestão. Mas gestão é algo trivial e pouco complexo. Tem de ser algo simples, organizado, ordenado. Gestão tem dois pontos fundamentais: gente e processo. E todas as empresas são iguais nisso. Quando eu saí do GPA e fui para a BRF, deu um frio na barriga. Mas em qualquer lugar e em qualquer empresa gestão se faz com gente e processo. Com pessoas certas nos lugares certos e organizadas em processos dá certo”.
4. Liderança
“É a referência, alguém para seguir. É algo extremamente solitário e ciente das suas responsabilidades. É algo com o qual ele precisa lidar. Co-liderança não existe”.